terça-feira, 20 de julho de 2010

Uma história de amizade


Dia mundial da amizade...

Mas o que afinal significa a amizade? Um laço entre duas pessoas que é marcado por algum acontecimento no passado ou no presente, ou marcado por alguma preferência de música, cor, gosto, estilo... Coisas assim acontecem o tempo todo, mas todas as minhas amizades nunca foram necessariamente propositais.

As primeiras amigas que eu tive foram minhas primas-irmãs, depois as filhas das amigas da minha mãe... Belos tempo aqueles nos quais eu assistia incessantemente ao rei leão junto com a Amanda e a Alin (desculpem gurias, mas foi algo importante na minha vida) ou quando brincávamos de Barbie, ou escolinha(quando a Alin era a prof e eu, a Amanda e o Leonel éramos os alunos)... Eu não lembro com que idade que eu comecei a ter amizades, mas lembro sempre que elas foram importantes na minha vida.

Quando fui para a escola eu fiz amizades... Lembro da Gabi, da Débi, da Luana, na minha primeira turma e quando fui pra primeira séria, lembro que fiz amizade com a Inara, com a Keli e com o Dani...

As lembranças que ficam delas sempre são boas, não gosto de guardar nenhuma lembrança ruim. Amigos são e sempre serão amigos, a não ser que tu deixes um assunto banal se sobrepor ao sentimento que tu tem pela pessoa que está ao seu lado. Mesmo que as pessoas se distanciem, se ainda existe aquela lembrança, aquele sentimento, aquela saudade dos tempos em que estavam juntos ainda será amizade.

Quando mudei de escola fiz amizades com toda a turma. Lembro da Denise sempre barulhenta (assim como eu), a Ani, que junto com a Charlize eram as mais calmas e as melhores alunas da turma. Os guris, Marcos e Ariton que brincavam com a gente de “polícia-e-ladrão”...

Nossas vidas seguiram sempre próximas até o final do ensino fundamental, quando todos mudaram de escola. Eu voltei para a minha primeira escola, agora eu era filha da prof. de espanhol e ainda assim fiz amizades com a Keli, a Ingrid e a Taís, que eram as únicas meninas da sala. Claro que não deixamos de fazer amizades com os meninos, mas talvez o fato de sermos apenas nós como meninas tenha ajudado a fortalecer os laços...

No segundo ano do ensino médio eu conheci a Mari, a Jú e a Iva, e foi com essas pessoas que eu construí uma amizade inquebrável, embora propensa a todo tipo de brigas que se tem normalmente.

Tudo começou quando estava eu sentada em meu banco habitual com meu caderno de desenhos habitual, afastada de todas as outras pessoas pois aquele era o meu momento mais anti-social. Meus desenhos naquela época não eram como são hoje mas foi o suficiente para chamar a atenção de uma crespinha que passava por ali com seu caderno de anotações. Eu a conhecia e sabia que ela era do 1º ano, mas nunca tinha tido a oportunidade de falar com a verdadeira Mari, apaixonada por livros antigos, que lia todas as noites antes de dormir e amava escrever histórias. Então ela se aproximou e disse: “Oi.” Foi a primeira coisa que nos aproximou. Eu a olhei contra o sol e vi que era aquela primeiranista que andava com a Michelle e a Letícia... Logo chegou a Jú e a Iva. A Jú já chegou dizendo: Mari, não tinha coca, tinha só guaraná... Querem um pouco? *ofereceu o cachorro quente ao qual eu recusei por estar cheio de salsicha*. Já a Iva só deu um oi tímido....

Nosso primeiro natal juntas veio com a minha primeira briga no namoro de um ano. Mas fazer o que... voltei com ele logo no mesmo dia e terminamos no ano seguinte, uma semana depois que ele foi pro quartel e isso sim foi motivo de junção. Iva não esteve presente por que ela e a Jú não estavam se falando. Bom eu sei que o resultado foi muito sorvete, filme e tarot...

Nossa amizade mesmo durante os anos não parou por aí. Eu me formei e mesmo assim continuávamos nos vendo periodicamente. Graças a Jú eu conheci o Will e o Joe e toda a Diretoria tbm... Graças à Mari eu conheci Harry Potter (graças à mim ela ficou viciada em mangá da CLAMP). Assim viramos as quatro Marotas, mesmo não concordando com o fato de a Iva ser igual ao Pedro Pettgrew, na história original ela seria o oposto do “pai”. Eu era filha do maravilhoso Sirius Black, a Jú do gostoso Tiago Potter e a Mari do inteligentíssimo e charmoso Lupin... Assim nossos sonhos se juntaram e começaram a se formar. Hoje eu pretendo ser alguém que seja reconhecida e que faça o que gosta. A Mari, adivinha o que ela quer ser??? A Jú é a mais surpreendente, ela vai ser uma grande modelo. E a Iva ta fazendo biomedicina. E ainda assim estamos juntas para sempre desde aquele dia em que eu recebi um oi daquela menina crespa que tinha apenas 14 anos e estava escondida atrás do caderno de anotações e histórias.

Quero desejar também um feliz dia do amigo pra Renata, pra Tinny, pra Day e pra minha amada comadre Mi. Também um beijo pra Raquel, minha prima-amiga. E pra todas as pessoas que me conquistaram aqui em Canoas.

Um recado pro pessoal de Carazinho é que eu não vou esquecer de vocês.

Amo todos os meus amigos do fundo do kokoro... xD

Um comentário:

  1. Te amo mofadinha minha. GGBs pra sempre. Melhores amigas não importa o que. Feliz dia do amigo!! =**

    ResponderExcluir